sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um dos problemas da Índia


Um dos maiores problemas enfrentados nos últimos 50 anos na India, e o de moradia, definitivamente muito triste. Apesar de vermos grandes mancões e conjuntos de apartamentos modernos, sempre muito bem acabados, com mármores e porcelanatos, banheiras (e chuveiros). A grande maioria da população, ainda sobrevive em casas com mais ou menos 10 metros quadrados.
Isso seria muito menos do que se requer para uma cela de prisão nos EUA, por exemplo.

Deusas.




Ganesha deus do hinduísmo.


Lakshmi deusa do hinduísmo.


Uma das mais antigas civilizações do mundo...

A civilização indiana é uma das mais antigas do mundo tendo mais de 4.000 anos. É o segundo país mais populoso do mundo com mais de 1 bilhão de habitantes. Ocupa a maior parte do Industão. Faz fronteira ao norte com a China, Nepal e Butão, a leste com Mianmar, a sul e leste com Bangladesh e golfo de Bengala; no sul com o estreito de Palk, onde faz fronteira com o Sri Lanka, oceano Índico e mar das Laquedivas; a oeste com o mar da Arábia e a oeste e norte com o Paquistão.


http://educacao.uol.com.br/geografia/india.jhtm


sexta-feira, 18 de maio de 2012

O casamento indiano.



Um casamento indiano tem algumas características bem diferentes de um casamento considerado "normal" no Ocidente, a começar pela duração, de vários dias. Os indianos realizam uma verdadeira festa com muita música e alegria.


 Tudo começa na semana anterior à boda, com alguns rituais ligados à fertilidade, como a decoração das mãos da noiva e suas amigas com belos desenhos de henna. Esse ritual se faz acompanhado por lindas canções nas quais se fala da nova vida de casada que a noiva está começando. Depois disso, há vários encontros, trocas de presentes e brincadeiras, que preenchem os dias que antecedem a festa.








Feriados nacionais.

Quinta, 26 de Janeiro 2012
Republic Day (Dia da republica indiana).


Domingo, 5 de Fevereiro 2012
Milad-Un-Nabi (Feriado islâmico).


Sexta, 6 de Abril 2012
Good Friday (Sexta-Feira Santa, feriado cristão).


Quinta, 5 de Abril 2012
Mahavir Jayanti (Feriado jaina).


Quarta, 15 de Agosto 2012
Independence Day (Dia da Independência Indiana).


Segunda, 20 de Agosto 2012
Id-ul-Fitr (Feriado islâmico).


Terça, 2 de Outubro 2012
Mahatma Gandhi Jayanti (Aniversário de Mahatma Gandhi).


Quarta, 24 de Outubro 2012
Dussehra (Feriado hinduísto).


Sábado, 27 de Outubro 2012
Id-ul-Zuha (Feriado islâmico).


Terça, 13 de Novembro 2012
Diwali (Feriado hinduísto).


Domingo, 25 de Novembro 2012
Muharram (Feriado islâmico).


Quarta, 28 de Novembro 2012
Guru Nanak Jayanti (Feriado sikh).


Terça, 25 de Dezembro 2012
Christmas (Natal, feriado cristão).





http://calendario.retira.com.br/feriados/india/2012/



História.

Por volta de 1500 a.C., a Índia foi invadida pelas tribos árias, povos nômades, vindos provavelmente do Irã, que ocuparam a região, dominando a civilização hindu que se formava. Teve início, então, o Período Védico, que durou até 500 a.C.Entre os séculos XVII e XIV, Dinastia Mughal reinou na Índia e deixou suas marcas principalmente por sua arquitetura presente ainda hoje em um bairro afastado do centro da cidade de Nova Déli, que, aliás, é chamada de Velha Déli. Um exemplo é o maior mosteiro da Índia, o Jama Masjid, construído a partir de 1644. O Taj Mahal, contrução realizada entre 1630 e 1652, é outro exemplo da arquitetura típica da Dinastia Mughal.Com o crescimento do sentimento nacionalista disseminado por “Mahatma” (“Grande Alma”) Gandhi, no início do século XX, e com o movimento de “descolonização”, após fim da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1947, a Inglaterra passou aos indianos a administração das regiões da Índia que governava, e reconheceu tanto a Índia como o Paquistão.A separação da região governada pela Inglaterra entre a Índia e o Paquistão causou um desentendimento em relação a região da Caxemira, disputada até hoje entre as duas nações. A situação na região é preocupante pelo fato de ambos os países possuirem armas nucleares.


http://www.infoescola.com/india/historia-da-india/

Cultura.


dança indiana


Dança Indiana
A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.

Música Indiana
A música tradicional  indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).

Arquitetura  Taj Mahal: uma das construções mais lindas do mundo
Taj Mahal - arquitetura indianaNa arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Religião 
A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.



Índia.



ÁREA: 3.287.782 km²

CAPITAL DA ÍNDIANova Délhi


POPULAÇÃO:  1,21 bilhão (estimativa 2010)

MOEDA DA ÍNDIA: rúpia indiana



CLIMA DA ÍNDIA: clima de monção (maior parte), clima tropical, equatorial (S), árido tropical (NO), de montanha (N).

CIDADES DA ÍNDIA (PRINCIPAIS)Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi; Madras, Bangalore.

COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: indo-arianos 72%, drávidas 25%, mongóis e outros 3%  (censo de 1996).

IDIOMAShindi (oficial), línguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tâmil, urdu, gujarati).

RENDA PER CAPITA:  US$ 3.500 (estimativa 2010)

IDH: 0,547 (Pnud 2011) médio

Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz, chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias, feijão.

Pecuáriabovinos, ovinos, caprinos, suínos, eqüinos, camelos, búfalos, aves.

Mineraçãominério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita.

Indústriaalimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos.

PIB: US$ 4,04 trilhões (estimativa 2010)